terça-feira, 31 de maio de 2011

Chega de sufoco?

História Real: 25 de Maio de 2011 - (até hoje - 31 de Maio de 2011)

Semana passada, eis que começa a ser ventilado com força a greve do Metrô, fazem aquele colete bonito escrito: "Chega de sufoco!"...

Como sempre a população começa a ficar preocupada, pois se tirar o metrô, trajetos feito por exemplo, da Estrada de Itapecerica entre a Estação Capão Redondo, e a Estação Giovanni Gronchi passa de 9 para 40 minutos.

Semana seguinte, o que parecia mais um boato toma força, e hoje entregam panfletos com os motivos da greve:

Aumento da passagem acima da inflação
Lucro do governo de 149 bilhões
Congestionamentos
Superlotação nos trens e metrôs

Mas aí depois de ler tudo isso comecei a me perguntar...

Isso é motivo para atrapalhar a vida de 2.5 milhões de pessoas?

Vamos de ponto a ponto, a passagem de ônibus é aumentada todo ano com base na inflação mais uma pequena porcentagem (nos últimos anos realmente muito grande), mas isso não é só problema de São Paulo, saindo da cidade verá que o preço cobrado beira os R$3,00. Será que estão achando que os veiculos da Caio Induscar é feito de graça???

Lucro do governo de 149 bilhões, fácil verificar só o lucro. Se for pra ganhar e já investir, leve em consideração que primeiro tem que fazer toda uma licitação, o orçamento ser aceito pelo orgão competente, começar as contratações (detalhe, já está tendo obras da Linha 4 e 5, logo achar funcionários bons será mais dificil), depois tem os gastos com mais contratação de pessoal para trabalhar na nova linha e se acontecer algum problema tem que pagar indenizações. Agora pergunto, não é melhorar segurar esses 149 bilhões pra obras de infraestrutura pra Copa do que já investir sem planejamento?

Congestionamentos, grande tema, antes da era Lula já existia, mas depois do tempo que o Lula sempre dizia que para manter a economia aquecida você tinha que comprar geladeiras, material de construção e carros, todo mundo achava bonito, agora quando sai pesquisa de que a população tem divida média de R$5.000, que se leva 2h43min pra se locomover em São Paulo, e que uma galinha é mais rápida do que a velocidade média dos carros, joga-se a culpa no Governo Alckmin, claro, mas num estado com 40 milhões de pessoas, onde 19 milhões estão na região metropolitana, acho descabível cobrar o governo, algo que a própria prefeitura já tinha reclamado com o governo federal. Tanto que até se arriscou falar de Pedágio Urbano.

Superlotação de trens e metrôs, levando em consideração que os ônibus estão fazendo trajetos nos seus corredores de 32km/h, e no pico é mais rápido fazer o trajeto a pé do que de ônibus. E nem todas as pessoas tem condição de bancar a cara gasolina e o preço do estacionamento, logo o trem e o metrô passam de herói a vilão, pois numa cidade grande como São Paulo, aonde sempre se pensou na linha do imediatismo, onde começavam a construir linhas (ex: Ramal Moema), ou construiam linhas de 100 metros (Região da Júlio Prestes), depois de tanto gastar dinheiro com a Rede Essencial e ela só sair parcialmente do papel, só agora no governo tucano o metrô volta a ter o respeito que merece, mais ainda porque se a parceria público/privada der certo, o governo não precisará gastar sozinho o valor de 4 bilhões por linha (ex: Linha 4)

Aprovo a greve da CPTM, ali sim tá tudo esquecido, onde os trens estão mal cuidados e as estações parecem ter parado no tempo (uma coisa é estação Luz, outra coisa é Lapa)

A greve da Sabesp também resolveu entrar na rota... mas aí me pergunto que relação tem uma e outra? Se querem quebrar o governo só chamar a Apeoesp... são mais de 140 mil professores que são contra o PSDB... (também até hoje sonham com o reajuste de 45% que lhes é devido)

Após manifestar minha indignação, vou fazer o que faço de melhor... assistir "Os Simpsons"

Para todos que vão usar linhas CPTM amanhã, boa sorte!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário