domingo, 8 de maio de 2011

Final Paulistão 2011

Histórias do Rey: 1920... 1932... 2005 e Hoje

Todos sabem que sou palmeirense... mas meus leitores torcem pros mais variados times... logo darei uns palpites sobre o clássico alvinegro, e trarei algumas curiosidades... não será uma história minha... mas será contada por mim...rs



Voltemos a 1920, Corinthians sem estádio, e Santos com sua Vila Belmiro, mas de que adianta ter estádio e sofrer o que sofreu? No clássico mais antigo de SP...

Em um fatídico 11 de julho, no ano de 1920, o Corinthians visitou a Baixada Santista pelo Campeonato Paulista e venceu por 11 a 0, até hoje a maior vitória da História do Alvinegro da capital, e também o maior revés do Santos.
O recorde foi alcançado em uma partida disputada pelo Campeonato Paulista, e demasiadamente conturbada. Liderados por Gambarotta, o primeiro dos quatro irmãos da família a defender o clube, entre 1919 e 1928, os jogadores do Timão iniciaram a partida em ritmo intenso. Após terminar o primeiro tempo com um 5 a 0 contra, os jogadores do Santos, revoltados com a arbitragem, começaram a forçar pênaltis e expulsões.
Após Neco marcar o décimo gol corintiano, o santista Ary, indignado com o árbitro Eduardo Taurisano, marcou propositalmente um contra e foi expulso. Como Patusca foi o quarto jogador do Santos a ser excluído da partida, o jogo teve de ser encerrado aos 21 minutos do 2 tempo, devido à insuficiência de atletas do Peixe. E terminava assim a maior goleada da História do Sport Club Corinthians Paulista.
Mais tarde, o Santos abandonaria a competição daquele ano.
Além da vitória no litoral, em 1920 o Corinthians conquistou diversas outras goleadas, como, por exemplo, um 6 a 0 e um 8 a 1 diante do Internacional, e alcançou um ataque de 75 gols marcados em 17 partidas. Entretanto, tamanha ofensividade não foi suficiente para conquistar o título do Campeonato Paulista. Ficando apenas um ponto atrás de Palestra Itália e Paulistano, o Corinthians viu o maior rival conquistar o primeiro título estadual dele.
Uniforme
Como as camisa de cor bege, adotadas desde a fundação, desbotavam muito, em 1920 o Corinthians passou a utilizar a camisa branca como uniforme oficial.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 0 x 11 CORINTHIANS

DATA: 11/7/1920
ESTÁDIO:
Vila Belmiro, Santos (SP)
COMPETIÇÃO: Campeonato Paulista
JUIZ: Eduardo Taurisano
GOLS: 1ºT> Basílio, Bororó, Neco e Gambarotta (2) 2ºT> Amílcar, Neco (2), Gambarotta (2) e Ary Patusca (contra).
SANTOS: Randolpho, Cícero e Bilu; Ricardo, Marba e Pereira; Milon, Constantino, Ary Patusca, Castelhano e Arnaldo Silveira. T: Arnaldo Silveira.
CORINTHIANS: Colombo, Nando e Gano; Garcia, Amílcar e Ciasca; Américo, Neco, Bororó, Gamabarotta e Basílio. T: Amílcar Barbuy.

Retirado do LanceNet!


Santistas, não fiquem com raiva, nunca devolveram o placar de 11x0, mas chegaram perto... quem não se lembra daquele jogaço em 1932? Ninguém, imaginava, raro achar alguém com mais de 85 lendo porcarias da internet...rs

  • Em 8 de maio de 1932,o Santos enfiou 7 a 1 no Corinthians,na Vila Belmiro, pelo Paulistão, naquela que foi a sua maior goleada na história do clássico. No ano seguinte, em 24 de setembro de 1933, nova goleada, agora por 6 a 0, na mesma Vila.


  • Retirado do Wikipedia (confirmado no Futpédia da Globo)

    Mas 7x1? Para nós, torcedores mais novos do futebol brasileiro, temos fácil na memória aquele MSI/Corinthians, e desse tenho video para matar a "saudade" de alguns




    Nessa época tinha uma professora chamada Lilian, muito linda que era santista, claro que tiramos muito sarro dela... aliás, por onde andarás Saulo, o goleiro ex-Santos?
    Santistas, paciência, depois da era Pelé, o time de vocês só mostraram alguns lampejos de futebol... e como o time da marginal s/n, é conhecido por roubos, e favorecimentos de juiz... lembro que vocês nessa mesma temporada venceram no primeiro turno, anularam erradamente o jogo, e tomaram 3x2 com o Tevez inspirado...

    Estava pesquisando, e entre 1999 e 2000, Santos perdeu 2 vezes pelo placar de 5 x 1...



    Esse é pelo Campeonato Paulista de 2000
    
    Campeonato Brasileiro de 1999 - Corinthians 4 x 1 Santos

    Campeonato Paulista de 1999

    Sendo palmeirense, logo pra mim tanto faz quem for campeão... apesar de ser claro que se o Corinthians for o vencedor do campeonato, vão destruir o patrimônio público, vão soltar fogos durante horas incomodando a paz pública... acabei notando certo favoritismo pro lado do Corinthians...

    Agora que tal analisar os times taticamente?

    Ficha Técnica
    Corinthians x Santos
    Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo
    Data: 08/05/2011
    Horário: 16h
    Árbitro: Cleber Wellington Abade
    Assistentes: Rogério Pablos Zanardo e Fausto Augusto Viana Moretti

    Corinthians
    Júlio César; Wallace, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, e Bruno César; Dentinho, Jorge Henrique e Liédson.
    Técnico: Tite

    SantosRafael; Jonathan, Edu Dracena, Durval e Pará; Adriano, Danilo, Elano e Paulo Henrique Ganso; Zé Eduardo (Alex Sandro) e Neymar.
    Técnico: Muricy Ramalho
    
    Goleiros:
    Júlio Cesar: Após a defesa do penalti do João Vitor, e das cobranças de falta do Marcos Assunção, o deixam como principal arma do Corinthians para segurar os moleques da vila, pois cresce nos grandes jogos.

    Rafael: Não fede e não cheira, mas aquela partida contra o América (MEX), fez com que a imprensa acrescentasse "São" a seu nome, esse é o teste pra ver se é isso mesmo, ou se foi sorte

    Zagueiros:
    Chicão e Castán: Conjunto que deu certo, as vezes o Castán chega atrasado, mas nessa temporada mostrou que foi correta sua entrada no lugar do aposentado William. Chicão pode definir de falta a qualquer momento. Depois da dupla Danilo e Thiago Heleno, ao meu ver são a dupla de zaga mais competente do campeonato.

    Edu Dracena e Durval: Dracena conhecido pela Copa 2002, e Durval naquela incrivel campanha do Sport na Copa do Brasil de 2008, e Libertadores 2009. O fato do time do Santos sempre ser montado para jogar ofensivamente que nem SuperCampeões (ou Captain Tsubasa), faz com que eles sempre fiquem expostos, isso me lembra o dia que Dorival jogou com 1 zagueiro, pois botou um atacante no lugar do Durval. Edu Dracena foi ríspido após o jogo para culpar o técnico pelo resultado. São jogadores esforçados e não passa disso. Vantagem do alvinegro sem estádio.

    Laterais:
    Wallace e Fábio Santos: Costumam dar dor de cabeça a zaga adversária com suas investidas no ataque, Fábio Santos a qualquer momento pode fazer essa piada abaixo ressurgir... Wallace veio pro SCCP pois costuma levar qualidade nos cruzamentos, mas será melhor não exagerar no chuveirinho, pois a zaga adversária é lenta, mas é alta.


    

    Jonathan e Pará: Jonathan volta de lesão, e Pará tenta reencontrar aquele futebol que ajudou a consagrar o Santos ano passado.. devem sofrer bastante na mão dos laterais adversários, e devo acrescentar, Jorge Henrique jogando nas costas do Pará.

    Meio campo
    Ralf, Paulinho e Bruno César: é feia a expressão, mas esse trio é infernal, nesse 4-3-3 proposto pelo Tite, Ralf ficará pouco a frente da zaga, sendo responsável a dar o combate para não sobrecarregar a zaga. Paulinho será o homem surpresa, sempre chegando de trás, que nem era proposto ao Elias, e deverá dar o primeiro combate. Bruno César, terá como principal obrigação, fazer uma ligação de qualidade entre defesa e os 3 atacantes, de forma que não se perca o meio de campo. Se um dos 3 jogarem mal, comprometerá o futebol da equipe toda.

    Adriano, Danilo, Elano, Ganso: Os 2 primeiros devem atuar fechando a zaga, e também vão ter a missão de explorar as laterais, são competentes, e devem minar os ataques do Fábio Santos e Wallace. Elano está em má fase, sendo contestado pela mídia, jogo bom para responder jornalistas, missão dele é ser a válvula de escape do time por sua habilidade individual, para o Ganso poder jogar. Se Elano não o fizer, Ganso sempre encontrará Ralf e mais um defensor para trava-lo. Ganso tem como missão mostrar que não tem ligações com o Corinthians como ele mesmo tem dito a imprensa. 4-4-2 se bem usado dará vantagem ao alvinegro praiano.

    Ataque:
    Dentinho, Jorge Henrique e Liédson: Dentinho tem mostrado excesso de vontade, e vem comprometendo o time, se não fosse a mudança do Tite, meu verdão tinha se classificado! Jorge Henrique irá atacar, atacar e atacar, pelas pontas, buscando abrir buracos na zaga santista, e se fizer cruzamento por baixo, terá facilidade de fazer gols. Liédson fez a cota de gols da primeira fase, e agora tenta se reencontrar com as redes, ele deve mostrar agora que mesmo com 34... tá com saúde de 20... Segura ae Rafael!

    Neymar, Zé Eduardo: A dupla tem tido problemas visto que por serem jovens são muito abusados, devem tomar pancada do Castán e Chicão pra ficarem espertos... Neymar é a qualidade, e Zé Eduardo a raça... Podem resolver o jogo a qualquer momento desde que evitem o confronto pelo meio, e se tiverem competência no jogo aéreo, principal problema que o Corinthians demonstrou ter.

    Técnicos:
    Tite: Conhece o elenco, e o tem nas mãos, só saber fazer alterações e passar instruções durante e no intervalo do jogo que os jogadores vão deixar seus 33mil torcedores no estádio muito felizes!

    Muricy: Comprovadamente, quando recua o Santos, chama o adversário pra cima, e ele aparenta querer insistir nisso, se o Santos perder, podem colocar a culpa nele. O América (MEX) serve como exemplo!

    Após essa análise fria feita por um palmeirense triste.. desejo um bom jogo aos torcedores, sem brigas...

    Se o Corinthians perder, ficarei feliz... e se o Corinthians ganhar.. ficarei feliz pela minha doce S. Schon... pq os corintianos não tão merecendo...rsrsrs

    Flw gente...

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário