sábado, 23 de julho de 2011

Reflexão - Nos trilhos do metrô

História Real: 19* de Julho de 2011

Quem me conhece sabe que normalmente, quando algo polêmico acontece, junto 2 histórias, e coloco meu ponto de vista. Essa semana, o Gean me contou sobre uma coisa bizarra que aconteceu na Linha 2 do Metrô.

Terça, pra quem tem uma noção do que é andar de metrô em São Paulo, sabe que o aperto é algo muito comum. Como habitualmente tenho que fazer, libero um office boy pra fazer entregas na região da Av. Paulista, sendo mais especifico, na Rua Dr. Rafael de Barros. Estranho que nesse dia disse para o Gean ir e voltar de ônibus, esse trajeto é claramente mais rápido, apesar de mais caro, e evita aquele empurra-empurra entre as estações Brigadeiro e Paraíso na volta para empresa.

Ele me escutou, outra pessoa teve menos sorte.

Um dia desses levei a minha mãe para fazer perícia médica no Parque Dom Pedro II, e por volta das 08h20 passei entre as estações Brigadeiro - Paraíso, confiante de que era o trajeto mais seguro. Um mês se passou desde esse acontecimento, e minhas impressões mudaram completamente.

"Uma supervisora de 26 anos registrou ter sido molestada às 08h20 do dia 19 de abril deste ano em um vagão da Linha 2 - Verde, da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), de acordo com um boletim de ocorrência feito no mesmo dia no 78.º Distrito Policial (DP), dos Jardins.

De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima estava em um vagão cheio que trafegava entre as estações Paraíso e Brigadeiro, no sentido Vila Madalena. Um homem se aproximou, segurou o braço dela e mandou que a mulher ficasse quieta, ameaçando que, do contrário, ele machucaria o rosto dela. O suspeito, então, colocou uma mão por baixo da saia da vítima, rasgou a calcinha dela e a tocou.
Outros passageiros perceberam a ação do homem e tentaram intervir, porém não conseguiram detê-lo. A mulher ficou com algumas escoriações no rosto e foi encaminhada ao Hospital Pérola Byington, onde funciona o Centro de Referência da Saúde da Mulher. O caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom), responsável pelas ocorrências no Metrô.
Em nota, o Metrô afirmou que "nenhuma ocorrência que tenha atentado contra a dignidade sexual de usuário do Metrô foi registrada no sistema metroviário no dia 19 de abril de 2011". A investigação, segundo o texto, está a cargo da polícia. A companhia recomenda que qualquer comportamento inadequado percebido pelos passageiros seja imediatamente comunicado a um funcionário para as providências cabíveis."
Retirado do O Globo

Mas como a mente torpe do ser humano sempre tem espaço para cometer mais atrocidades, 3 dias depois outro marginal, tenta a mesma coisa, agora na Estação Sacomã


"Imagens no circuito interno de câmeras da estação de metrô Sacomã, em São Paulo, divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, mostram o momento em que uma mulher de 34 anos aborda um rapaz para pedir informações, é conduzida por ele para um local sem vigilância e, em seguida, volta correndo, após ter se desvencilhado de um suposto ataque sexual. O caso ocorreu por volta das 9h20 de terça-feira.
No vídeo, o homem aparece circulando pela estação, aparentemente observando as mulheres que passavam pelo local. Ele fica sentado nos degraus de uma escada até que a mulher se aproxima para pedir informações, conforme depoimento da vítima à polícia. Os dois sobem as escadas e seguem por um corredor em que não havia câmeras.
Lá, ainda segundo o depoimento, o homem a segurou pelos braços e se despiu, chegando a abaixar as calças. Ele ainda teria sacado uma faca enquanto a prendia pela gola da camisa, mas a vítima conseguiu escapar e pedir socorro. O suspeito fugiu no sentido do terminal de ônibus. A ocorrência foi registrada como ato obsceno, lesão corporal e ameaça naquele mesmo dia na Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom).
Em nota oficial, o Metrô de São Paulo recomendou que "qualquer comportamento inadequado percebido pelos passageiros seja imediatamente comunicado a um funcionário do Metrô para as providências cabíveis". Essa comunicação pode ser feita pessoalmente ou via SMS-Denúncia (11 7333-2252), que funciona 24h por dia. O serviço SMS garante total anonimato aos denunciantes."
Retirado do Terra

Quando você acha que o número de doentes numa semana só já tinham terminado, eis que na Linha 3 - Vermelha, mais um resolve aprontar.

"SÃO PAULO - Agentes de segurança do Metrô detiveram em flagrante um homem suspeito de tentar abusar sexualmente de uma mulher no fim da tarde desta quinta-feira, 21, em um trem na estação Anhangabaú, da Linha 3-Vermelha, localizada na região central da cidade.
A equipe de segurança conduziu o infrator para a Delegacia do Metropolitano (Delpom), onde a ocorrência está sendo registrada. Segundo o delegado do Delpom, Ailton Muniz, não houve violência. O episódio foi registrado como "importunação ofensiva ao pudor."
Em nota, o Metrô informou que seus agentes de segurança realizam rondas constantes pelas diversas áreas das estações. Alguns deles estão descaracterizados (sem uniforme). (...)"
Retirado do Estadão

Aí começo a me perguntar, o que aconteceu nos últimos dias, era recorrente? A mídia escondia isso, ou agora do nada, passou a surgir um monte de deliquentes? Quanto mais autossuficiente o homem se sente, mais animal ele mostra ser. Não sei se esses sentimentos reprimidos aumentaram nos últimos tempos com essas músicas sexuais, também conhecidas como funk, mas não pode ser assim. Nessas horas sinto que a série "Os Simpsons" não julgou nosso país errado no episódio: "Feitiço de Lisa", nos considerando "sexualmente agressivos", você liga a tv e vê bunda, insinuações sensuais, nos trens, você ouve mp3 de malokas com músicas depravadas. Gostaria de terminar esse assunto com o episódio 1.10 dos Simpsons, onde Homer Simpson mostra como deve ser feita a apreciação de uma mulher. De forma que não a degrida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário